Contratar Palestras Motivacionais, Não é a Solução para Gestão de Pessoas

Contratar Palestras Motivacionais, Não é a Solução para Gestão de Pessoas

Sabe quando você começa a perceber que a sua receita baixou, as metas não estão sendo atingidas, o clima está pesado e a equipe totalmente desmotivada?

Sabe quando, a tensão na empresa é facilmente percebida, pois as pessoas estão temerosas de perderem seus empregos. E você também!

Então pensa…. O País está em Crise… Fica mais fácil assim pensar assim não é?

Que o país está passando por vários processos, isso é fato. Mas VOCÊ sabia que a crise não chega a muitas empresas? Sabe por que? Porque nessas empresas existe gestão de pessoas, existe equipe treinada, comprometida e motivada!!

E mais ainda, o foco na equipe, gestão de pessoas, é a MAIOR preocupação da empresa!

Nos dias de hoje, atrasar pagamento de funcionários virou rotina para algumas empresas, é o que mais acontece…. E pior quando depois o funcionário vê seu chefe de carro novo!

A crise chega e balança sim as equipes que não estão treinadas, as empresas que não tem uma política de gestão de pessoas firme.

Porque uma equipe TREINADA, supera qualquer crise…. Nos últimos dias é o que mais tenho colocado nas palestras. As pessoas passaram todo esse tempo “fingindo para elas mesmas” que estavam gerenciando equipes em um nível alto” que estavam fazendo gestão de pessoas de verdade, e basta uma crise para jogar tudo por terra abaixo?

Engraçado, que quando a crise chega, é como se passasse uma borracha, e tudo na empresa que estávamos “escondendo” até para nós mesmos, torna-se claro.

Por exemplo, não é fácil passar pela crise o “colaborador” mediano. Só passará aquele que é excepcional.

Não é fácil passar pela crise a “equipe de trabalho mediana”, só passará aquela que “realmente” é uma equipe. Grupo de trabalhadores não será necessariamente uma equipe. Então o gestor que vinha “empurrando com a barriga” uma gestão de pessoas sem qualidade, vai ser pego pela crise! É claro!

Por que? Como esse gestor enfrentará ondas mais altas e se não preparou seu barco e sua tripulação? É claro que a onda vai derrubar todos?

Mas, aí em uma palestra, um gestor me pergunta. Mas como Jacqueline então fazer ? Por onde começar?

Em primeiro lugar – Parando de empurrar com a barriga. Vejo empresas investindo muito dinheiro em Palestras Motivacionais, são muito boas é claro, mas somente se a equipe estiver preparada para “receber”.

Você conseguirá até motivar a sua equipe por uns 2 meses (isso em um alcance de 65% de toda equipe) e depois terá novamente que contratar outra palestra.

Isso não é gestão de pessoas, VOCÊ não tem como motivar pessoas, sem atender as insatisfações!

É preciso educar, atender, entender e treinar seus colaboradores, ou então você que já está em crise, vai gastar muito, para um retorno infinitamente baixo….

E ainda continuará dizendo, é a crise!!

Você precisa reestruturar sua equipe, torná-la forte, comprometida, satisfeita e como consequência disso motivada. É necessário fazer uma “limpeza mental” nos seus colaboradores e “transformá-los” em funcionários comprometidos.

Então, aí sim, a palestra motivacional poderá ser MAIS UM ingrediente do seu Bolo!

Bom Trabalho!!

Jacque Miranda

P.S – Agora estou com um canal no youtube, todos os dias coloco uma dica para você comecar o seu trabalho com o pé direito!! Assine gratuitamente… Aqui

 

Comentários