Sua Empresa Está Em Cima de Um Castelo de Areia?

Sua empresa em cima de um castelo de areia? Hoje o que mais vejo no mundo empresarial são empresas sendo construídas em cima de um castelo de areia. O que quero dizer com isso? A empresa começa a crescer sem estrutura, sem um plano de cargos e salários, com funcionários que agem de forma amadora. Aí me perguntam, o que é o profissional amador? É aquele que “pensa pequeno”, aquele que não vislumbra crescer, aquele que basicamente não se preocupa em “apagar a luz que ficou acesa no escritório porque esse serviço não é dele” é aquele que forma “panelas” em vez de fazer parte de uma equipe.

Quando uma empresa tem esse formato ela está sendo construída em cima de um castelo de areia. E sem perceber a empresa “trava em crescimento” porque “uma andorinha só não faz verão”. Vejo e recebo muitos empresários buscando por uma solução, estão cansados, cansados de nadarem na praia sozinhos, cansados de tirarem férias preocupados com a empresa e quando tiram, cansados de tentarem com que seus funcionários falem a mesma língua que eles. Buscam incessantemente por pessoas que “pensem”, e tem dificuldades de encontrar pessoas competentes.

Quantas  vezes você já contratou alguém pesando que valeria a pena? Sabe por que não dar certo? Muitas vezes é possível que erre mesmo, as pessoas cada vez mais aprenderam a se “vender” a fazer “marketing” na hora da entrevista e quando colocamos essa pessoa no campo de trabalho, vem à decepção. Outras vezes “estragamos”, ou melhor, deixamos de reeducar ou desenvolver as pessoas que contratamos para a nossa empresa.

Vamos pensar aqui, um casal se não cuidar do relacionamento, como será? É necessário falar para o outro que gostamos dele, é necessário cuidar, regar… Qualquer relacionamento é assim, precisamos conversar, ensinar, atender. Por isso um gerente tem que ter competência e gostar de pessoas. Se desenvolvermos as pessoas e cuidarmos delas teremos uma equipe de profissionais e uma empresa com crescimento sólido.

Temos hoje no mercado muitas ferramentas que os ajudam a ter uma equipe de verdade, e vejo que os profissionais tem dificuldades de utilizá-las, primeiro devido a um número grande de ferramentas e depois o tempo que teriam que gastar estudando e utilizando-as. Eu passei por isso, mas enfrentei e não tive outra escolha para atender a todos os meus clientes tive que estuda-las experimentá-las para perceber o grande resultado que obtive em suas aplicações. Montei e desenvolvi vários manuais para que eu pudesse usar e abreviar o meu tempo com planilhas já prontas.

Segue abaixo um link desse material acho que pode lhe ajudar bastante no seu gerenciamento com pessoas.

Bom Trabalho!!

$UCE$$O

Jacqueline Miranda

P.S –  Manuais de Gerenciamento de Pessoas

 

 

Comentários