Funcionário Desmotivado? O Que Fazer Nessa Situação?

funcionario_desmotivado

Funcionário Desmotivado? O Que Fazer? No meu dia-a-dia vivo constantemente situações de funcionários que por não terem firme a ética de ser um profissional de alto nível, começam a “boicotar” a empresa, chegam atrasados, mau humor todos os dias, desmotivação, faltas, sem contar com um grande número de atestados médico, ou seja, buscam todos os motivos para serem demitidos porque é o que eles querem.

Em um primeiro momento você precisa fazer uma análise, funcionário desmotivado por que? Se são todos os funcionários que estão desmotivados, o problema está nas lideranças, gerente, supervisor ou diretor. Faça uma análise do trabalho gerencial da empresa, avaliando tudo: salários, horas extras, tratamento com os subordinados, premiação do melhor funcionário. Se desejar pode se apoiar em um processo de Pesquisa de Clima Organizacional.

Caso o problema da desmotivação seja em um único profissional, o ideal é saber o motivo e tente reverter a situação. Existem funcionários que não vendo perspectiva de crescimento na empresa assumem uma postura sem ética levando o patrão a demiti-lo, ao invés de pedir demissão.

Se depois de até 3 tentativas na descoberta da causa do funcionário desmotivado, o caso não se reverter, não existe outra saída a não ser a demissão, pois o custo de mantê-lo é desmotivar o restante da equipe, e prejudicar mais ainda o resultado da empresa. Pois quando não tem mais jeito e a demissão de um funcionário é protelada,  ele com certeza se tornará insatisfeito, queixoso e influenciará toda a equipe negativamente.

Em um segundo momento para minimizar a situação, é investir na seleção dos funcionários para que eles se adequem ao perfil do cargo e da empresa. Se você não pretende nunca promover um funcionário, escolha alguém que não tenha ambições. Por isso esse processo tem que ser planejado. Essas questões abordo bastante no manual de recrutamento e seleção.

A seleção de pessoas feita pela empresa precisa ser muito bem feita, para não correr o risco de contratar pessoas indispostas ao trabalho. Tem muita gente que não gosta de trabalhar, trabalha porque precisa de dinheiro, pessoas que não estão interessadas em mudar a vida e subir profissionalmente. Uma seleção bem realizada vai diagnosticar com precisão a pessoa mau humorada, indisposta, revoltada, preguiçosa e indisciplinada minimizando aborrecimentos posteriores.

$UCE$$O

Bom Trabalho

Comentários