3 Erros Fatais Que Profissionais De Recrutamento e Seleção Cometem

Existem 3 erros fatais que os especialista de recrutamento e seleção cometem.

Os profissionais de RH, na sua maioria, não planejam o recrutamento e seleção que irão realizar, esse é um dos GRANDES motivos do fracasso. Com certeza, pode contar a pessoa não vai ficar!!

Eu recebo diariamente e-mail e mensagens de pessoas que GASTAM um tempo enorme para recrutar e selecionar um candidato e no final eles pedem demissão ou são demitidos…
Isso acontece por vários motivos….

Essa é uma questão que tem URGÊNCIA de ser resolvida, sabe porquê? Porque o gasto de tempo, dinheiro é imensa!! Fora que o profissional passa por incompetente!!!
E você que trabalha em uma empresa, precisa segurar seu emprego, e você que é empresário, precisa gastar menos!!

Uma das formas de você solucionar essa questão é sabendo quais os 3 erros fataisão pode cometer em um recrutamento e seleção.

O primeiro erro – Procurar preencher uma vaga o mais rápido possível de forma mecânica, sem planejamento. Eu sei que geralmente a pessoa precisa. E aí nesse momento, sei até que você precisa ser rápido, mais tem quer ser também competente…

Digo sempre aos meus alunos, você precisa aprender a se colocar, negociar e vender a sua ideia. A primeira coisa que tem que fazer é perguntar ao seu chefe quanto tempo você tem para preencher aquela vaga.

Após esse passo, e porque se tem pressa, aparece então o segundo erro fatal.
Colocar na vaga indicações de amigos, parentes e conhecidos, sem que essa pessoa passe pelo processo seletivo com os demais.

Percebo que as pessoas, de uma maneira geral tem uma dificuldade muito grande de separar o profissional do pessoal, então não sabem dizer NÃO. Se você é profissional, então ninguém pode ser visto como amigo, parente, filha do colega….

E para encerra o terceiro erro fatal é não saber avaliar – Examinar primeiro o currículo e contratar pela experiência. O maior erro de todos, e o mais incidente na hora de contratar.
Antes de mais nada você precisa perceber se a pessoa contratada tem as características alinhadas aos valores da empresa e ao grupo. Cursos de MBA, mestrado ou doutorado, dependendo da vaga até podem atrapalhar…. Sinistro, não é?

Não que não sejam necessários, mas não só o conhecimento é importante e sim como usamos o conhecimento para ter excelência em nossa carreira.

Você precisa resolver esse gargalo, de como você realiza um recrutamento e seleção, para ser reconhecido profissionalmente e alavancar a sua carreira como jamais imaginou.

Se você é especialista em RH/Gestão de Pessoas, clique aqui e faça parte da Lista VIP de especialistas de RH.

Se você é estudante em RH/Gestão de Pessoas, clique aqui que vou te ensinar tudo passo-a-passo tudo sobre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas e você vai se tornar um expert.

Se você é gestor e busca manter a sua equipe motivada e desenvolver a sua liderança, clique aqui e receba Dicas Exclusivas para se transformar em um expert em relacionamentos

E se você está buscando uma recolocação no mercado e quer saber como poderá alavancar a na sua carreira, clique aqui

$UCE$$O

Comentários