A Arte em Gestão de Pessoas

Gestão de pessoas é uma arte, essa é a conclusão que cheguei depois de todos os anos de trabalho.

O desenvolvimento e a capacitação de pessoas em uma empresa devem partir de uma bem elaborada estratégia em gestão de pessoas, para isso você precisa de um excelente planejamento, com abrangência da visão, missão, valores e objetivos da empresa. Sem essas questões definidas não haverá possibilidade da empresa ter um modelo de capacitação e desenvolvimento para os colaboradores.

Depois dessa etapa, partimos então para o perfil da empresa, pois precisaremos contratar profissionais alinhados com os objetivos da organização.Abordo isso, para mostrar à você,  que diante ansiedade, e pressa, sem planejamento, o resultado é recrutamento e seleção errado!! É óbvio que tudo isso tem que ser ligeiro, afinal temos uma empresa precisando de pessoas!!

Vejo empresas que não questionam nada sobre essa questão, anunciam uma vaga, recebem pessoas, verificam os currículos, fazem entrevistas buscando perceber somente competência no candidato, o resultado? O profissional não fica!! Ou fica insatisfeito, e começa a desencadear um marketing negativo dentro da empresa com todos os outros. A situação ainda piora se esse profissional possuir habilidades de liderança.

Reflita, se tivéssemos que realizar um trabalho em equipe em um lugar que não temos a menor afinidade e com pessoas que também não gostamos, ficaríamos insatisfeitos, e essa insatisfação que fica “na garganta” do profissional tem que sair, então ele despeja uma energia negativa contaminando toda a equipe.

O Recrutamento e Seleção é a “porta de entrada”, é preciso saber fazer!! Pois do contrário você continuará tendo gasto por contratar pessoas erradas.

Sabe quanto custa contratar errado?? Coloque no lápis, profissionais que paga para fazer o trabalho ou empresa que contrata, mais o treinamento da pessoas, mais a integração com o grupo, mais se não der certo, problemas com outros funcionários, e…… tempo!!

Pense o lucro de uma empresa começa com a contratação certa!!Por isso que é importante realizar UM PROCESSO SELETIVO COM RESULTADOS!!

No Manual que disponibilizo para quem desejar abordo várias técnicas e revelo  todos os “truques” e “dicas” baseados em mais de 15 anos de trabalho tenha uma margem de acertos bem maior e pare de gerar “custos altos” com contratação errada!!

$UCE$$O

Boa Sorte!!

Jacqueline Miranda

Gestao de Pessoas Blog

Comentários