Como Fazer Gestão de Pessoas de Fato?

Gestão de pessoas…Hoje, é claro, devido a essa velocidade em que vivemos atualmente existe um alto índice de estresse em gestores, gerentes, profissionais de rh entre outros no que diz respeito a gestão de pessoas. As pessoas nos dias de hoje não gostam de ser obedientes, disciplinadas, não querem seguir ordens. Então não seguem ordens, não produzem (o quanto achamos que poderiam), elas passam muitas vezes todo o tempo fingindo que estão trabalhando e produzindo.

Tudo isso acontecesse porque essas pessoas ainda se vêem como funcionários e não como colaboradores. Qual seria a diferença? Funcionário está mais próximo de subalterno, obediente, pessoas sem iniciativa e…. e colaborador está mais próximo de ser um membro da equipe que sem o trabalho dele o produto maior fica inacabado.

Estamos em um momento que é preciso muito mais!! É preciso ainda que o colaborador se transforme em empreendedor, como se fosse um fornecedor dentro da empresa onde trabalha. Para isso precisamos modificar a maneira como “vemos” a empresa, o funcionários, o colaborador.

Somente quando um funcionário começar a pensar como empreendedor de seus próprios serviços para aquela empresa ele se transforma em um “talento”. Mas para obtermos esse resultado, precisamos educar, ou melhor reeducar. As pessoas não se percebem, muito menos chegam a essa conclusão por  só. Cabe a nós profissionais gestores, reeducar e desenvolver os profissionais dentro da atualidade.

E se precisamos de pessoas, o importante é buscar profissionais com esse perfil, ou que tenhacapacidade para serem desenvolvidas se transformarem em “talentos”. Mas as pessoas me perguntam, como Jacqueline, você está brincando, mal conseguimos somente pessoas, quanto mais com esse perfil. Na verdade meus amigos, o recrutamento não está sendo feito da forma ideal, a algum ponto que precisa ser revisto. O recrutamento e seleção é um  projeto e não algo pronto, é preciso para cada vaga um “novo projeto”, com uma investigação precisa e rápida, com preenchimento de perfil da empresa, perfil da vaga, e as pessoas não fazem dessa forma. Aí vem o erro e o tempo perdido.

Como podemos recrutar e selecionar pessoas para cargos e níveis diferentes da mesma maneira sempre, ou seja, com o mesmo projeto.

Pense o lucro de uma empresa começa com a contratação certa!!Por isso que é importante realizar UM PROCESSO SELETIVO COM RESULTADOS!!

$UCE$$O

Boa Sorte!!

Jacqueline Miranda

PS – Isso Pode Lhe Ajudar bastante!! Manuais de Gerenciamento de Pessoas – CLIQUE AQUI!

Gestao de Pessoas Blog

Comentários