Quem é o Meu Funcionário? – Dicas de RH


Meu funcionário quem é ele ?
Este artigo fala do quanto é necessário saber quem trabalha com você.
Esta semana fui chamada por um futuro cliente para uma reunião sobre pessoas. Ele estava bem ansioso e
querendo conversar muito. A empresa dele é uma empresa sólida no mercado, já tem 20 anos e ele mesmo sempre fez o seu recrutamento e seleção. Como ele fazia?
Anunciava sua vaga, passava todo o dia buscando os currículos e depois mais um dia fazendo entrevistas, testes?? Redação, informática??? E baseado na percepção de currículo e entrevista admitia a pessoa. Assim ele admitiu ” Sr. Candidato”.
O que vemos hoje é que as pessoas desenvolveram de uma maneira rápida o marketing pessoal, onde escondem o que são e vendem a imagem do que não são. Quero dizer que dizem na entrevista que fazem e
acontecem e depois quando você admite, a pessoa não é nada do que disse ser. Isso é o que tem de mais comum acontecendo hoje.
Então sempre é importante você questionar quem é o meu funcionário?
Voltando a história do meu futuro cliente, ele me chamou e disse que precisava conversar com um especialista em pessoas.Ele admitiu o “Sr. Candidato”, que entregou um currículo “falso”, o papel aceita tudo, e gostou muito da entrevista, e depois de 3 meses, a descoberta que o funcionário era alguém totalmente desonesto, sem contar do envolvimento com drogas, crime organizado,enfim….
Nem queira saber, infelizmente ainda temos que conviver com isso, veja só a pessoa trabalhando na empresa dele, admitido como funcionário, conhecendo toda a vida dele e da família e ele estava simplesmente desesperado, e eu nunca tinha ouvido história assim…. Ele já havia conseguido dispensar a pessoa sem que a pessoa soubesse que ele teria descoberto tudo, mas agora enfrentava ainda uma negociação através de um advogado.
O processo de recrutamento e seleção não pode ser composto somente por currículo, entrevista e referência, quem garante a referência?? Uma vez fiz um processo seletivo e quando cheguei ao candidato, fiquei maravilhada, o currículo muito bom!!, a entrevista também, aí parti para a avaliação de recursos humanos (psicológica) e descobrimos um nível alto de agressividade e psicopatia.
É possível termos 100% de garantia?? Não, mas o especialista com certeza diminuirá a margem de erros. Pense nisso e em você.
Miséria pouca é bobagem!! É necessário  em um recrutamento e seleção, além do currículo e da entrevista, fazer a busca da ficha do candidato, e aplicar a testagem que vai avaliar personalidade e capacidade de relacionamento assim como descrevo no meu manual.
$uce$$o

Comentários