DEMISSÃO ou PROMOÇÃO!! – Gestão de Pessoas

Demissão ou promoção… Abrir um negócio hoje é menos trabalhoso do que mantê-lo no que diz respeito a gestão de pessoas. No início 2, 3 funcionários nós administramos com certa facilidade, à medida que o número de funcionários e clientes cresce a dificuldade em manter o controle se faz presente.Quando o empresário percebe, a empresa cresceu e os problemas também. Então surge a necessidade de pessoas para gerenciar grupos, e é nesse momento que o maior dos erros acontece a colocação de um excelente funcionário para ser gerente, porque se toma como medida somente a capacidade técnica.

Nunca sabemos ao certo na hora da demissão ou promoção.E aquele funcionário excelente, começa a não dar certo.  Sabe por que? Entre as habilidades necessárias de um profissional exigidas pelo mercado atualmente estão o empreendedorismo e o relacionamento interpessoal. Gostar de pessoas é imprescindível para o profissional que deseja alcançar vôos altos. Em se tratando de gerente então, outras habilidades serão necessárias.

Geralmente, o gerente, o supervisor, ele já é “líder” sem que digamos a ele isso. Mas ter somente liderança não é o suficiente para atingir os objetivos de lucratividade da empresa, pois existem lideranças positivas e lideranças negativas. Gerenciar exige também lealdade com a empresa. E essa lealdade está intimamente ligada com a importância da necessidade que a pessoa tem de “ser aceita no grupo”. Pois será isso que determinará se ela buscará formar “equipe” ou “panela”.

E como você sabe se o seu ato vai gerar uma demissão ou promoção?

É, a única maneira que vejo de acertar, ou seja, colocar para gerenciar a “pessoa certa”, é sabendo quem a equipe admira e quer seguir e se a pessoa tem as habilidades imprescindíveis para gestão.

A ferramenta que utilizo e que me traz um excelente resultado é a avaliação de desempenho. Atualmente em minhas consultorias é essa ferramenta que determina quais serão os próximos passos.

Você também não pode esquecer que no momento em que trocamos pessoas de cargos, admitindo, promovendo ou demitindo, você tem que estar preparado para segurar o clima organizacional.Decidir pela demissão ou promoção sem uma ferramenta de RH fica quase que impossível.

Busque fazer uma pesquisa de clima antes da avaliação de desempenho, tente entender o que a equipe precisa para produzir mais e mais…

Interessante é que escuto assim: Mas meus funcionários têm vale refeição, assistência médica, cesta básica, … e continuam insatisfeitos, deixando de dar o melhor de si.

Satisfação não acontece somente através dos benefícios, é preciso entender e descobrir através de cada um, o porquê e o nível dessa insatisfação.

Melhor ter funcionários satisfeitos na empresa e funcionários insatisfeitos fora da empresa. Um funcionário insatisfeito não só prejudica a

própria produção com pode prejudicar a produtividade de todo um grupo contaminando-o.

Nos dias de hoje “cuidar” dos profissionais da empresa é fundamental para alcançar objetivos e metas como produtividade e lucratividade.

Gestão de Pessoas é essencial em empresas que almejam sucesso.

PS: Gostou? Cadastre-se e receba conteúdo gratuito e de qualidade sobre relacionamento no trabalho, liderança e gestão de pessoas.

<script src=”https://www.klickmail.com.br/form.php?id=19090&amp;type=fb” type=”text/javascript”></script>
<div id=”kt_formular” style=”display: none;”><center><iframe class=”ktiframe” src=”https://www.klickmail.com.br/form.php?id=19090&amp;type=if” width=”286px” height=”212px” frameborder=”0″ scrolling=”no”></iframe>
<div class=”connect_widget”><a class=”connect_widget_text”>Entrar usando seu Facebook</a></div>
&nbsp;

&nbsp;

</center></div>
<noscript><center><iframe class=”ktiframe” src=”https://www.klickmail.com.br/form.php?id=19090&#038;type=if” frameborder=”0″ allowtransparency=”true” width=”286px” height=”212px” scrolling=”no”></iframe></center></noscript>
<div id=”kt_fb_adds”><center>

&nbsp;

</center></div>

 

P.S – Manuais de Gerenciamento de Pessoas

Comentários